Tecnologia:
Aula nº 1
26/4/2011
Na primeira parte da aula, o professor fez uma breve explicação do que era o Design de Produto. Que consiste em ergonomia (Conjunto dos estudos que têm por objecto! a organização do trabalho em função do fim proposto e das condições de adaptação do homem ao seu trabalho) e antropometria. O Design de produto "defende" que " a forma segue a função", por exemplo atribuirmos uma função a uma pedra, e com isso ela passa a ser um pisa-papeis, mas essa não é a sua função nós é que lhe atribuímos.
Na segunda parte da aula começámos a fazer um cubo 12 por 12 numa folha A3, e assinalar as respetivas medianas e diagonais, e utilizámos o Método Europeu.
Na próxima aula temos que levar para a aula: fita cola, cola UHU e papel quadriculado.Aula nº2
3/5/2011
Hoje continuámos a fazer o que estávamos a fazer na aula anterior, a passar para o papel de esquisso o cubo e colocar um sólido dentro dele, depois fazer o método europeu, e a planificação do sólido através do papel quadriculado.Aula nº3
10/5/2011
10/5/2011
Hoje finalizamos os desenhos dos sólidos dentro do cubo.
Projecto:
Aula nº1
29/4/2011
Iniciámos a aula com uma "visita" da psicóloga para nos dar a conhecer mais dos cursos existentes na escola, e se quiséssemos tirar alguma duvida podíamos fase-lo. Na segunda parte da aula os professores deram-nos a conhecer o que iríamos fazer neste módulo, dizendo que haverá uma diferença neste, pois a pesquisa e os referenciais não será apenas copiar e colar, o que temos de fazer é desenhar. De seguida mostraram-nos um powerpoint onde nos explica o que é exatamente o design do produto, onde encontrámos varias obras de: Philippe Starck, Frank O. Gehry, Adrien Gardère, Andreas Maller....entre outros.
Depois desta breve apresentação o professor dissemos como iria ser a pesquisa, que o "objecto" tinha que ter uma função, uma prática ( algo simples ), uma Estética (tem a ver com as decorações), também podia ser simbólica (quando o objeto nos faz lembrar algo), que todos estes processos ligam à perspectiva Evolutiva. E temos de procurar exemplares que preenchem cada um destes aspectos. Temos por isso procurar equipamento, objeto textil, objecto cerâmico e objecto ourivesaria.
Depois desta breve apresentação o professor dissemos como iria ser a pesquisa, que o "objecto" tinha que ter uma função, uma prática ( algo simples ), uma Estética (tem a ver com as decorações), também podia ser simbólica (quando o objeto nos faz lembrar algo), que todos estes processos ligam à perspectiva Evolutiva. E temos de procurar exemplares que preenchem cada um destes aspectos. Temos por isso procurar equipamento, objeto textil, objecto cerâmico e objecto ourivesaria.
No restante tempo de aula passou a ser uma aula de Desenhos técnico, onde o professor começou por nos explicar a legenda e as respectivas medidas. Avisou-nos também que antes de fazermos o cubo tínhamos que planear, ou seja, idializá-lo para que não fique em cima da legenda.
Explicou-nos o Método Europeu e as respectivas medidas, que varia depende a escala que estamos a usar, sendo que o espaço entre os quadrados será de 3 cm; e também nos disse como colocar as cotas, alertando que as linhas de cota têm que ser muito levezinhas.
Já a terminar a aula lançou-nos o desafio "...O que gostarias de contar a ti mesma sobre o que de ti descobriste, quando daqui a uns anos tropeçares nas tuas memórias."
Legenda:
Legenda:
1 - (2 cm) - Módulo V - Design do Produto
Escola Artística António Arroio;
2 - Nome, ano, nº e turma;
3 - (2 cm) - Desenho;
4 - Escala;
5 - Data;
6 - Nº do Desenho.
A letra tem que ser desenhada.
Cubo:
A linha vertical é 7,85 cm.
Cotas:
Cotas da vista Superior.
Atenção - a linha de cota nunca fica junta ao objecto, deixar 0,2 mm de espaço em relação à peça;
- as medidas nunca são colocadas em cima da linha de cota, deixa-se sempre um espaço.
120 equivale a 12 cm.
Aula nº2
6/5/2011
Hoje finalizámos (alguns) a etapa do papel de esquisso, e ainda os professores explicaram-nos como iria ficar o nosso portefólio digital, este tem que conter a Capa do módulo, que irá ser a folha que nos foi dada, com aquilo que iríamos realizar; de seguida iríamos realizar o "relatório de execução do exercício", onde este seria a nossa memória descritiva; depois vinha o Conceito; os Referenciais; a Pesquisa que são os desenhos que iremos fazer (grafismo); depois vem a exploração de ideias .... desenvolvimento da ideia ( todos os elementos gráficos que nós fizemos do cubo...; e por ultimo vem a Realização que são as Maquetas (Fotografias). No portefólio Analógico é tudo igual ao anterior o que muda é na Exploração de ideias, onde são anexados os trabalhos originais; e a Realização onde tem que aparecer as fotos da realização da maqueta.Aula nº3
13/5/2011
Hoje devido à minha dedicação à maqueta que me ocupou grande parte do meu tempo disponível, por isso nesta aula estive a fazes os desenhos da pesquisa.13/5/2011
![]() | |
Este Objecto chamou-me a atenção devido ao "vaso" que compõe o objecto. IKEA |
![]() |
Esta cadeira o design é muito moderno e tem uma particularidade, é que fica bem em qualquer sitio. Eero Aarmio |
![]() |
Este foi o objecto mais bizarro que eu encontrei, ao que não sei se é um aspirador, ou "agarrar coisas". |
![]() |
Esta Banheira, é muito engraçada, e com um design invejável. |
![]() |
Kurt Geiger - Vogue British |
![]() |
Sonia Rykiel - Vogue British |
O fim deste teu tempo de metamorfose aproxima-se… o que gostarias de contar a ti mesmo(a) sobre o que de ti descobriste, quando daqui a uns largos anos tropeçares nas tuas memórias?
Conceito
Quando for mais velha, dificilmente irei esquecer o inicio do meu secundário, entrei como se estivesse a iniciar um outro mundo cheio de curiosidades, diferente daquele a que eu estava acostumada. No inicio das aulas, estava deslocada e até mesmo perdida, não sabia ao certo se estava a fazer a minha melhor escolha, pois todos os meus colegas sabiam desenhar, e eu apenas fazia as típicas casas com duas janelas, uma porta e uma chaminé por onde saia o fumo… Nunca pensei que poderia alguma vez aprender desenhar… Mas foi por isso que nunca desisti de aprender, e consegui…quer dizer, sempre é melhor que uma simples casinha com duas janelas e uma porta.
Ao passar dos meses, comecei a reflectir do meu antes e do meu depois, e fica um momento de risota, e ao mesmo tempo, da minha coragem, aquela que diz que “nunca nada é impossível, basta quereres”. E é por isso que não estou mais certa de que este é o caminho que eu tenho de percorrer, para “alcançar” a minha felicidade.
Curiosidade:
Referenciais
Felicidade:
Perdida:
Felicidade:
![]() |
Esta imagem vê-se a alegria vinda daquela arco-íris. Este desenho está muito "rabiscado". |
![]() |
Aqui podemos ver a felicidade vinda de uma flor que se destaca no meio daquele floral todo. |
![]() |
Esta bola aqui representada encontra-se perdida, que ao mesmo tempo parece que se encontra num outro mundo diferente. Como se entra num mundo diferente . Como fala o meu conceito. Cristiano Mendes |
![]() |
A Curiosidade que eu senti, e o receio constante que prevaleceu. Pedro Moreira. |
![]() |
A curiosidade de um outro mundo, cheio de coisas novas e diferentes. Pedro Moreira. |
![]() |
Achei esta imagem muito interessante e composta pela inocência (criança), pela diferença entre o animal e a criança, e o amor que eles partilham através de um gelado. |
Perdida:
![]() |
Aqui pode existir a junção de dois conceitos, a liberdade e o perdido. São dois opostos, que fazem sentido no meu conceito. É o perdida no inicio do ano, onde a personagem sentia-se deslocada; e a liberdade, que foi ao passar do tempo sentiu-se livre em relação ao desenho, que anteriormente era desconhecido. |
![]() |
Gostei imenso deste imagem, onde aquela personagem caminha sozinha e indiferente daquilo que se encontra a seu redor. |
![]() |
Aqui podemos ver os pés da personagem onde aparece em grande plano, e torna tudo o resto insignificante. |
Curiosidade:
![]() |
Emília Seabra |
![]() |
IsaMar |
Pesquisa
![]() |
Este Objecto chamou-me a atenção devido ao "vaso" que compõe o objecto. IKEA |
![]() | |
|
![]() |
Este foi o objecto mais bizarro que eu encontrei, ao que não sei se é um aspirador, ou "agarrar coisas". |
![]() |
Esta Banheira, é muito engraçada, e com um design invejável. |
![]() |
Kurt Geiger - Vogue British |
![]() |
Sonia Rykiel - Vogue British |
Construção da Maqueta
Sólido nº1
Sólido nº1