Aula nº1
2/11/2010
Na primeira aula os professores começaram por dizer as regras básicas do funcionamento das aulas, como não utilizar o telemóvel na sala de aula (só em caso de excepção, telefonemas de familiares ou para tirar fotos aos nossos projectos), não mascar pastilhas elásticas (pois, parecendo que não desconcentra-nos) e também pelos mesmos motivos não utilizar "audiofones".
Ainda fizeram um "apanhado" dos relatórios/trabalhos que nós iria-mos realizar, e os materiais que devia-mos trazer todas as aulas, referindo a plasticina Giotto/Primo, a máquina fotográfica e papel branco A3 ou A2 (para puder-mos fotografar as nossas formas).
Também deram-nos umas dicas de como fotografar as nossas formas, para fazer-mos uma espécie de animação.
Para os professores saberem mais o menos qual era o conceito de cada um de nós, perguntando-nos o que nós arriscaríamos, os resultados de toda a turma foram: o tempo(meu), a vergonha, a vida, o passar uma ponte, o amor, o conforto, a personalidades, o passar o fogo, a mudança, a tolerância, a iniciativa, a felicidade, a rotina, as certezas, o avançar para o amor, o medo do desconhecido, o medo de ser, a aceitação do grupo, a irreverência por opção e a liberdade.
Depois na segunda parte da aula começámos a ver uma espécie de filme sobre o Barceló.
Aula nº2
9/11/2010
Começaram a aula ao darem-nos uma informação sobre a visita de estudo ao Museu do Azulejo, ao qual nos disseram que era já para a semana, o ponto de encontro era na sala de aula e tecnologia e tínhamos de lá estar à 13:30h em ponto e trazer as autorizações assinadas pelos nossos Encarregados de Educação, porque se não não podíamos ir...Deram-nos a informação de qual o autocarro que iria-mos apanhar (742/718).
Dada esta informação ambos os professores fizeram uma introdução aquilo que nós iria-mos fazer naquela aula; começaram por dividir a turma, do nº1 ao nº13 ficavam com a professora Elsa Gonçalves e do nº14 ao nº27 ficaram com o professor Fernando Sarmento...
Onde nós tivemos de fazer um relatório "extra", passo a descreve-lo:
Há 2 tipos de pastas de Cerâmica, pastas de alta temperatura (1200º) e baixa temperatura (1000º).
Alta Temperatura - Porcelana, Grês, Barro Refractário.
Baixa Temperatura - Barro vermelho e o barro branco que é utilizado para se fazer os azulejos.
Técnicas de modelação:
Vai partir de uma bola, não se utiliza qualquer instrumento, mas sim a mão.
A lastra dá para fazer objectos, como por exemplo, caixas, casas, esculturas, painéis...
Então começamos por fazer um objecto achatado. Colocamos o barro no meio da "mesa de trabalho" e esticamos com o rolo da massa, esticando as pontas até ficarem com a espessura das réguas. Com esse pedaço de barro esticado, resolvemos fazer uma máscara, fizemos a forma através de um jornal enrolado,um pano... para fazer aquela forma oval (neste caso).
Vamos esticando o barro com os dedos, é um processo bastante lento, de seguida é colocada a lambugem (que é barro com água, que serve para fixar bocados ou até mesmo formas a uma única "peça", serve de cola).
O vazamento é o cortar um objecto ao meio e remover todo o barro que se encontra dentro do mesmo, até ficar ambas as partes com uma espessura de 1cm , depois une-se ambas as partes através da lamgudem.
De seguida risca-se tudo e cola-se um rolo à volta para reforçar.
A divisão do objecto |
A junção das partes |
A Secagem é o processo que faz com que o barro fique duro para a aplicação da decoração, ou seja, fica sem água, perde cerca de 7%(secagem) e 3%(na cozedura) a 1000º. Quando o barro perde água contrai. Perde ao todo 10% de água.
Na Cozedura as peças do barro vão completamente secas, e permanecem lá cerca de 7 a 8 horas .
A cozedura é um processo lento, normalmente é mais lento no ínicio e depois vai "acelarando".
Esta é a Máscara |
Aula nº3
16/11/2010
Hoje é o dia da visita de estudo as "Museu do Azulejo".Quanto chegámos ao Museu, foram-nos dadas umas folha para que nós completaremos, como significados, ou até mesmo perguntas.
O nosso guia tem o nome de Jaime Calado.
Há vários tipos de técnicas de azulejo, entre eles:
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Corda_Seca |
Sobre estes azulejos de cor lisa desenha-se formas geométricas que depois são cortadas com uma picadeira ou um alicate. Estas peças preenchem o desenho de composição de Alicatado.
Imita o mosaico mistura o óxido de chumbo e óxido de cor.
Corda_Seca - Não deixa os vidrados se misturar. Para evitar a mistura das diferentes cores de um azulejo passa-se para chacota o desenho que é marcado com uma mistura de óleo de linho e óxido de manganês. As diferentes cores são aplicadas entre as linhas a negro que se evaporam com as altas temperaturas da cozedura deixando só traços a negro característicos da Corda_Seca.
Aresta - Num molde fundo com o desenho traçado em profundidade calca-se o barro cru.
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Técnica de Relevo (cima); Técnica de Aresta (baixo) |
Estas três técnicas usadas no azulejo que acabei de mencionar são técnicas de Espanoárabes.
Esgrafitado - Com cinzela começa-se por tirar o esmalte para poder compor o desenho , que se utiliza só para desenhar/realçar algumas linhas do decorativo.
Relevado - O barro cru é calcado num molde fundo com o negativo do relevo.
Descreva o processo da técnica de Majólica.
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Técnica Majólica |
O que são Frontões de Altar?
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Frontões de Altar |
Porque é que os frontões de altar passam a ser feitos de azulejo?
Porque não há dinheiro, e com isso, substituem os bordados por azulejos, além de ficar mais barato não se sujam com muita facilidade.
O que é a figura avulsa? Em que zonas da casa era aplicada?
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Figura avulsa |
Quais as diferenças entre a figura avulsa Holandesa e Portuguesa?
Os Portugueses utilizam técnicas pictóricas, enquanto os Holandeses utilizam a técnica gráfica (nota-se a pincelada) óxido de cobalto com água (os Holandeses pintavam o painel todo), enquanto os Portugueses variavam a quantidade da água.
- À medida dos anos passarem os Portugueses começaram por recortar os azulejos.
- Normalmente quem fazia a composição de tapete eram sempre os Artesãos, que não tinham nenhuma formação académica.
- Em 1680, o clero e a nobreza já não queriam azulejos pintados por artesãos. Então começaram a ir à Holanda.
- Em finais do séc. XVII entra o estilo Barroco.
- Começaram a fazer composições do azulejo mas isso só acontece nos finais do séc. XVIII.
- Os azulejos eram considerados a menor importância, ou seja, encontrava-se nas capelas em 1º lugar (na parede "colada" ao chão) de seguida vinha em cima a talha dourada (Igreja Madre de Deus).
Era preciso 1 semana para o artesão cozer o azulejo, mas não aconteceu, por isso o pintor colocava uns números atrás dos azulejos, para que monta-se rápidamente, mas não secaram como devia ser, por isso podemos encontrar muitas de-dadas do artesão.
Figuras Convite:
Pare receber a comunidade. E para depois indicarem os caminhos. Eu fiz a Minnie a convidar o Michey.
- O estilo Barroco é o estilo da monarquia absoluta.
- O estilo Rococó é o estilo dos nobres.
- No séc.XIX começaram a decorar as fachadas, onde começaram a haver técnicas de semi-industrial (estampagem).
- Eu escolhi esta peça porque é geométrica, e tem várias perspectivas. O que eu gosto mais é que a peça em si "depende" da luz do dia, isso foi o que me mais despertou.
Aula nº4
23/11//2010
Hoje passámos para a parte prática, ao qual fizemos experiências com a plasticina até chegar-mos à nossa forma final (maqueta).Adicionar legenda |
Estas são as experiências que eu fiz. |
Aula nº5
30/11/2010
Esta é a minha peça final |
Os professores voltaram a explicar a melhor forma de fazer a animação e fotografar.
Alertaram-nos para o facto de quem quiser colocar música na sua animação, "corria riscos".
Aula nº6
7/12/2010
Hoje começaram as apresentações, não foram os alunos todos apresentar, pois o tempo não foi suficiente, foi o que me aconteceu, mas ainda bem, porque o vídeo da minha apresentação não estava a dar, eu fiquei em pânico, mas com a minha sorte , o meu número era o penúltimo...UFF