Cerâmica

Relatórios das aulas de tecnológica:

Aula nº1
2/11/2010
   Na primeira aula os professores começaram por dizer as regras básicas do funcionamento das aulas, como não utilizar o telemóvel na sala de aula (só em caso de excepção, telefonemas de familiares ou para tirar fotos aos nossos projectos), não mascar pastilhas elásticas (pois, parecendo que não desconcentra-nos) e também pelos mesmos motivos não utilizar "audiofones".
   Ainda fizeram um "apanhado" dos relatórios/trabalhos que nós iria-mos realizar, e os materiais que devia-mos trazer todas as aulas, referindo a plasticina Giotto/Primo, a máquina fotográfica e papel branco A3 ou A2 (para puder-mos fotografar as nossas formas).
   Também deram-nos umas dicas de como fotografar as nossas formas, para fazer-mos uma espécie de animação.
   Para os professores saberem mais o menos qual era o conceito de cada um de nós, perguntando-nos o que nós arriscaríamos, os resultados de toda a turma foram: o tempo(meu), a vergonha, a vida, o passar uma ponte, o amor, o conforto, a personalidades, o passar o fogo, a mudança, a tolerância, a iniciativa, a felicidade, a rotina, as certezas, o avançar para o amor, o medo do desconhecido, o medo de ser, a aceitação do grupo, a irreverência por opção e a liberdade.
   Depois na segunda parte da aula começámos a ver uma espécie de filme sobre o Barceló.

Aula nº2
9/11/2010
   Começaram a aula ao darem-nos uma informação sobre a visita de estudo ao Museu do Azulejo, ao qual nos disseram que era já para a semana, o ponto de encontro era na sala de aula e tecnologia e tínhamos de lá estar à 13:30h em ponto e trazer as autorizações assinadas pelos nossos Encarregados de Educação, porque se não não podíamos ir...Deram-nos a informação de qual o autocarro que iria-mos apanhar (742/718).

   Dada esta informação ambos os professores fizeram uma introdução aquilo que nós iria-mos fazer naquela aula; começaram por dividir a turma, do nº1 ao nº13 ficavam com a professora Elsa Gonçalves e do nº14 ao nº27 ficaram com o professor Fernando Sarmento...
  Onde nós tivemos de fazer um relatório "extra", passo a descreve-lo:
   Há 2 tipos de pastas de Cerâmica, pastas de alta temperatura (1200º) e baixa temperatura (1000º).
   Alta Temperatura - Porcelana, Grês, Barro Refractário.
   Baixa Temperatura - Barro vermelho e o barro branco que é utilizado para se fazer os azulejos.
   Ferramentas: 

Teque de Arame
Teque de madeira
Garrote
Rim (feito de plástico)



    


Serrilha
Furador




   

Técnicas de modelação:
 
   Vai partir de uma bola, não se utiliza qualquer instrumento, mas sim a mão.
   Funciona com o polegar para modelar a parte côncava (interior) e com os outros dedos moldamos a parte convexa (exterior).  



  
   
   A lastra dá para fazer objectos, como por exemplo, caixas, casas, esculturas, painéis...

   Então começamos por fazer um objecto achatado. Colocamos o barro no meio da "mesa de trabalho" e esticamos com o rolo da massa, esticando as pontas até ficarem com a espessura das réguas. Com esse pedaço de barro esticado, resolvemos fazer uma máscara, fizemos a forma através de um jornal enrolado,um pano... para fazer aquela forma oval (neste caso).

   Os rolos servem para fazer objectos ocos.
   Vamos esticando o barro com os dedos, é um processo bastante lento, de seguida é colocada a lambugem (que é barro com água, que serve para fixar bocados ou até mesmo formas a uma única "peça", serve de cola).
   


     
 
   O vazamento é o cortar um objecto ao meio e remover todo o barro que se encontra  dentro do mesmo, até ficar ambas as partes com uma espessura de 1cm , depois une-se ambas as partes através da lamgudem.
   De seguida risca-se tudo e cola-se um rolo à volta para reforçar.

A divisão do objecto
Ao fim de concluímos a peça fazemos um furo para que ela não se torne numa bomba (quantos mais furos houver, mais rápido é a secagem).
A junção das partes












   A Secagem é o processo que faz com que o barro  fique duro para a aplicação da decoração, ou seja, fica sem água, perde cerca de 7%(secagem) e 3%(na cozedura) a 1000º. Quando o barro perde água contrai. Perde ao todo 10% de água.

   Na Cozedura as peças do barro vão completamente secas, e permanecem lá cerca de 7 a 8 horas .
   A cozedura é um processo lento, normalmente é mais lento no ínicio e depois vai "acelarando".


Esta é a Máscara

Aula nº3
16/11/2010
   Hoje é o dia da visita de estudo as "Museu do Azulejo".
   Quanto chegámos ao Museu, foram-nos dadas umas folha para que nós completaremos, como significados, ou até mesmo perguntas.
   O nosso guia tem o nome de Jaime Calado.
   Há vários tipos de técnicas de azulejo, entre eles:
Corda_Seca
   Alicatado - As chacotas (a 1ª cozedura) de barro seco e cozido. São cobertas com vidrados de cores uniformes e cozidos em fornos cerâmicos entre 960ºC a 1100ºC, obtendo-se azulejos de uma só cor.
   Sobre estes azulejos de cor lisa desenha-se formas geométricas que depois são cortadas com uma picadeira ou um alicate. Estas peças preenchem o desenho de composição de Alicatado.
   Imita o mosaico mistura o óxido de chumbo e óxido de cor.
   Corda_Seca - Não deixa os vidrados se misturar. Para evitar a mistura das diferentes cores de um azulejo passa-se para chacota o desenho que é marcado com uma mistura de óleo de linho e óxido de manganês. As diferentes cores são aplicadas entre as linhas a negro que se evaporam com as altas temperaturas da cozedura deixando só traços a negro característicos da Corda_Seca.
   Aresta - Num molde fundo com o desenho traçado em profundidade calca-se o barro cru.
Técnica de Relevo (cima); Técnica de Aresta (baixo)
   O azulejo fica com o desenho marcado através das arestas, e depois de seco ao ar é cozido num forno cerâmico. As cores ficam isoladas entre si pelas arestas salientes.
   Estas três técnicas usadas no azulejo que acabei de mencionar são técnicas de Espanoárabes.
   Esgrafitado - Com cinzela começa-se por tirar o esmalte para poder compor o desenho , que se utiliza só para desenhar/realçar algumas linhas do decorativo.
   Relevado - O barro cru é calcado num molde fundo com o negativo do relevo.


   Descreva o processo da técnica de Majólica.
Técnica Majólica
   Óxido de chumbo com óxido de estanho forma o vidrado cru branco que cobre o azulejo chacotado (já com a 1ª cozedura). Possa-se o desenho com a ajuda do papel vegetal picotado e da boneca de carvão. Depois pinta-se a pincel com tintas cerâmicas.
   O que são Frontões de Altar?
Frontões de Altar
   Frontões de Altar é um conjunto de azulejos que se encontram à frente de um altar onde se encontra o Padre neles encontra-se pelo menos 1 figura religiosa, apesar de ter uma liberdade em termos de desenho, encontra-se elementos exóticos.
   Porque é que os frontões de altar passam a ser feitos de azulejo?
   Porque não há dinheiro, e com isso, substituem os bordados por azulejos, além de ficar mais barato não se sujam com muita facilidade.
   O que é a figura avulsa? Em que zonas da casa era aplicada?
Figura avulsa
   A figura avulsa é uma figura ingénua, onde cada azulejo tem o seu motivo, eram utilizados nas salas secundárias, em cozinhas e corredores.
   Quais as diferenças entre a figura avulsa Holandesa e Portuguesa?
   Os Portugueses utilizam técnicas pictóricas, enquanto os Holandeses utilizam a técnica gráfica (nota-se a pincelada) óxido de cobalto com água (os Holandeses pintavam o painel todo), enquanto os Portugueses variavam a quantidade da água.

  • À medida dos anos passarem os Portugueses começaram por recortar os azulejos.
  • Normalmente quem fazia a composição de tapete eram sempre os Artesãos, que não tinham nenhuma formação académica.
  • Em 1680, o clero e a nobreza já não queriam azulejos pintados por artesãos. Então começaram a ir à Holanda.
  • Em finais do séc. XVII entra o estilo Barroco.
  • Começaram a fazer composições do azulejo mas isso só acontece nos finais do séc. XVIII.
  • Os azulejos eram considerados a menor importância, ou seja, encontrava-se nas capelas em 1º lugar (na parede "colada" ao chão) de seguida vinha em cima a talha dourada (Igreja Madre de Deus).
Escadas de S.Bento
As escadas de S.Bento:
   Era preciso 1 semana para o artesão cozer o azulejo, mas não aconteceu, por isso o pintor colocava uns números atrás dos azulejos, para que monta-se rápidamente, mas não secaram como devia ser, por isso podemos encontrar muitas de-dadas do artesão.

Figuras Convite:
   Pare receber a comunidade. E para depois indicarem os caminhos.
   Eu fiz a Minnie a convidar o Michey.

  • O estilo Barroco é o estilo da monarquia absoluta.
  • O estilo Rococó é o estilo dos nobres.
  • No séc.XIX começaram a decorar as fachadas, onde começaram a haver técnicas de semi-industrial (estampagem). 

Eduardo Nerg (1938)
Placas Cerâmicas.
Barro moldado, vidrado com aplicação de lustrina.
Produzidas na SECL, SA, Caldas das Rainhas, sob orientação de Fábrica Aleluia, SA., Aveiro
C. 1998 MNAZ inv. nºc - 381
  • Eu escolhi esta peça porque é geométrica, e tem várias perspectivas. O que eu gosto mais é que a peça em si "depende" da luz do dia, isso foi o que me mais despertou.

Aula nº4
23/11//2010
   Hoje passámos para a parte prática, ao qual  fizemos experiências com a plasticina até chegar-mos à nossa forma final (maqueta).
Adicionar legenda
   Fizemos a nossa peça como se fosse uma maqueta, e fotografámos, para depois quando for mesmo a nossa peça construirmos como deve ser e melhor.
Estas são as experiências que eu fiz.
 Ou seja esta aula foi uma aula experimental da nossa forma/objecto.









Aula nº5
30/11/2010
Esta é a minha peça final
   Hoje o objectivo da aula era concluirmos a nossa animação e a nossa forma.
   Os professores voltaram a explicar a melhor forma de fazer a animação e fotografar.
   Alertaram-nos para o facto de quem quiser colocar música na sua animação, "corria riscos".


Aula nº6
7/12/2010
   Hoje começaram as apresentações, não foram os alunos todos apresentar, pois o tempo não foi suficiente, foi o que me aconteceu, mas ainda bem, porque o vídeo da minha apresentação não estava a dar, eu fiquei em pânico, mas com a minha sorte , o meu número era o penúltimo...UFF