Relatórios de Tecnologia:
(Cinema / Vídeo)
Aula nº1
15/2/2011
Antes de se iniciar a aula propriamente dita a turma ficou dividida em dois, enquanto metade da tua ia para Fotografia, a outra ia para Cinema e Vídeo. Eu comecei por cinema e vídeo.
O professor começou por nos mostrar um PowerPoint relacionado com o cinema, onde ai aprendemos que o cinema surgiu em Paris no dia 28 de Dezembro de 1895; e o Cinematógrafo foi inventado pelos maravilhosos irmãos Lumierè. E também fez uma introdução daquilo que nós íamos fazer em cinema, vamos fazer um pequeno filme com uma duração entre 3 minutos, onde nós iremos utilizar o fundo verde, pois ainda não existem condições para fazer senão com o fundo ver, que depois através de o computador colocamos uma imagem ou até mesmo um desenho a fazer de fundo. Vimos alguns filmes dos Lumierè.
Aula nº2
1/3/2011
Iniciámos a aula com um breve resumo daquilo que tínhamos aprendido na aula anterior de cinema.
De seguida visualizamos alguns filmes já finalizados, com o objectivo de nos inspirar, para o nosso trabalho.
Com isso o grupo reuniu-se para discutir o que iríamos fazer no nosso filme. O grupo foi com uma ideia fixa daquilo que queria fazer, este feito em projecto, mas quando falámos com o professore de cinema, o mesmo deu-nos ideias super interessantes, e que só iriam enriquecer o nosso trabalho, ou seja, o nosso filme deu uma volta de 360º.
Na 1ª cena:
A rapariga, a personagem principal, coloca o pão na torradeira, o telefone toca e vai atendê-lo apressadamente. De seguida começa a cortar uma cenoura e uma batata e esquece-se do pão que tinha posto a torrar, que começou a queimar e a deitar fumo. Fica desesperada com o que aconteceu e coloca as mãos à cabeça. Aparece um flash.Na 2ª cena:
No flash aparece um grupo de hippies a danças, estes chamam a rapariga para participar na dança mas esta não está à vontade naquele ambiente. Tenta dançar mas rapidamente desiste e vai-se embora.
Na 3ª cena:
A rapariga está a passear pela rua e repara num sem abrigo que está sem comida e dá algumas moedas para ele a comprar. No mesmo instante que dá a esmola, reflecte que a sua vida afinal não é assim tão má como ela pensava e que comparada com o sem abrigo até é feliz.
Na 4ª cena:
Aparece a torradeira em plano e de seguida um pé a empurrar a mesma, esse pé é do mendigo mas vestido de hippie As duas personagens estão a beber chá e a comer torradas.
Aula nº3
22/3/2011
Esta foi a aula mais esperada, pois foi hoje que fizemos a nossa gravação, o nosso filme, e divertimo-nos muito.
Esta vai ser a primeira cena do filme do Grupo. |
Aqui está presente a segunda cena onde aparecem os hippies. |
Aqui está presente o mendigo mais original de sempre! |
5/3/2011
Hoje o professor na primeira parte da aula a fazer a auto-avaliação.
No último segmento de aula, o professor mostrou-nos como é feita a montagem dos videos, e também deu-nos a conhecer algumas ferramentas básicas.
(Fotografia)
Aula nº1
22/2/2011
O professor Carlos Gomes, iniciou a aula dando alguns conceitos base.
Explicou-nos também o que queria dizer Fotografia exactamente (Foto/grafia - fotografia escrita pela luz).
Informou-nos qual era o trabalho que tínhamos de desenvolver, dizendo que nu final da 3ª aula tínhamos de ter fotografias, e disse-nos ainda que a escola ainda não tem máquinas suficientes para os alunos, por isso disse que não se importa que a fotografia seja tirada com um telemóvel ou uma máquina digital, acrescentando que o que conta é a forma como compomos a imagem.
Onde mostrou-nos um PowerPoint, onde dizia que a fotografia surgiu em 1824/26 que o inventor foi o Niepce; Aprendemos também o que era o "Principio da câmara escura", e deu-nos o exemplo de fazermos uma câmara fotográfica, utilizando uma caixa de sapatos, onde tem que conter um furo (isso é um principio da câmara escura). também aprendemos o que era a Foto-sensibilidade (é a continuação da nossa tal caixa) é que ao colocarmos o papel de fotografia no lado paralelo ao furo e formos para a rua (tapando o furo com o dedo) e depois retirando-o, nesse papel fica a imagem naquele momento que tiramos o dedo; de seguida esse papel tem que ir para um laboratório, para que possamos ver a fotografia. Deu-nos a ideia da Fotografia Digital em que nos diz que, se não houvesse computador, era impossível existir a fotografia digital, onde nas máquinas se "formos" atrás das lentes encontramos uma placa sensível à luz (pixeis). Falámos também na Linguagem Binária (toda a informação que se encontra no computador é toda traduzida pelo 0 e o 1. Em relação ao resolução falou-nos de quantos mais maga-pixeis tiver melhor é a sua qualidade de imagem. Seguimos para as Lentes e Objectivas, onde existem 3 (principais) lentes, entre elas: Grande Angular, a Normal e a Teleobjectiva; a Grande Angular serve para aumentar o campo de visão, normalmente serve para fotografar locais, dentro desta ainda existe o Olho de Peixe onde a fotografia parece um espelho convexo; a Normal é a mais utilizada; e a Teleobjectiva fecha o campo de visão, normalmente utiliza-se para jogos de futebol, e são úteis para retratos. A Profundidade do campo, quanto maior for o diafragma mais luz entra; se o diafragma tiver pouco aberto entre menos luz. A Obturação é a velocidade do tempo, é a escrita do movimento. O Filtro, o professor deu-nos uma dica dizendo que o melhor é utilizar automaticamente o filtro na máquina, pois se colocarmos depois com o Photoshop acaba por retirar a resolução da imagem, a cor de filtro mais utilizado é o azul e o amarelo. O Polarizador tem a função de eliminar os reflexos (cortar o brilho). A Densidade Neutra serve para eliminar a intensidade da luz. O Fog dá uma noção de nevoeiro. Os Infravermelhos retira o nevoeiro. O Cross Screen dá um efeito estrelado. Mas nós vamos trabalhar no género Fotográfico. Tivemos a ver algumas fotos, em que uma delas falámos da Foto Contemporânea, Vic Muniz foi um dos que falámos, e foi o que me mais chamou a atenção, pelo facto que ele limita-se a ter como base umas outras fotografias que retratem acontecimentos anteriores (essas mesmas, não são tiradas por ele), mas utiliza outros materiais como o chocolate, caramelo...etc, Mas porém este trabalho é considerado fotografia, apesar de não estar directamente ligado à parte técnica.
E finalizámos a aula com um documentário à cerca dos Fotógrafos.
Aula nº2
15/3/2011
Hoje faltei, devido a uma má disposição. Mas fotografei algumas imagens que iram ser acrescentadas na Exploração de Ideias, sendo uma delas que eu gostei particularmente!
Aula nº3
29/3/2011
Hoje foi a apresentação dos nossos três retratos finais.
Nesta imagem eu pretendo transmitir a curiosidade, que se encontra sobretudo nos seus olhos, e também quero transmitir o passado, devido à maquilhagem usada, sem preocupações se está bem ou não, como na infância.
Esta imagem em termos de descrição é igual à anterior, sendo que a única parte do corpo que se encontra focada é a cara, decidi não cortar o corpo porque com o desfoque permite que haja mais cor, sendo que esta não é muito rica em cor.
Este retrato transmite a curiosidade através dos seus olhos, e o abandono, porque o animal, é um bom “boneco” para retratar esse sentimento. Estas últimas imagens têm uma sequência, utilizando a frase “A curiosidade matou o gato”, mas em vez de na última imagem estar um gato, ficou um cão.
Aula nº1
18/2/2011
Nesta aula os professores iniciaram no módulo IV - Audiovisuais, dizendo assim que tínhamos (mais uma vez) 3 trabalhos para fazer: Raid Fotográfico, Retrato e um filme. O Raid fotográfico consiste em que tem a ver com o nosso Conceito individual. Este Raid divide-se em 3 partes, entre eles o raid I (exploração ideias, tirar cerca de 300 fotos), o raid II (seleccionar e desenvolver uma ideia) e o raid III (produto final, em que se baseia em 3 fotos com boa qualidade). O Retrato, iremos desenvolver um portefólio da fotografia, onde haverá um esquema numerado do 1 ao 3, colocamos a fotografia no lado direito, e fazemos a descrição dela; no ponto (1) colocamos a ideia e a mensagem ou conceito; no ponto (2) colocamos os adereços, figurinos, maquilhagem, cenário...que foram usados; no ponto (3) tem a ver com a iluminação, cor, enquadramento. O Filme, tem que haver um conceito do grupo, onde este tem que conter uma acção com 6 cenas; em relação ao tempo o filme não deve ter mais do que 3 minutos; tem que existir uma banda sonora; e cenários podem eles ser: desenhos, pinturas ou fotografias. Por isso irá haver uma Story Board, que é o planeamento do filme, teremos de desenhar cena a cena, em que este trabalho é individual.
Na segunda parte da aula foi-nos dado o desafio: "Tu, ao contrário de Gregor,vais abrir todas as portas...O que é que encontras por detrás de cada uma delas?".
E finalizamos a aula com os grupos formados a debater o trabalho.
Aula nº2
25/2/2011
Hoje os professores iniciaram a aula, fazendo o balanço de cada aluno relativamente ao módulo anterior.
Depois de terminada a "avaliação" o meu grupo formou-se para discutirmos o nosso Conceito.
O grupo a discutir o Conceito |
Aula nº3
4/3/2011
Desfile de Carnaval.
Aula nº4
18/3/2011
Hoje iniciei a aula com o Storyboard individual.
Na segunda parte da aula o professor mostrou-nos uns exemplos do Raid I, e os erros que não devemos cometer.
![]() |
Este foi o storyboard individual que iniciei na aula, mas não terminei pois o professor aconselhou que seria melhor, fazer cada cena, a ocupar uma folha A5. |
![]() |
Aula nº5
25/3/2011
Hoje iniciei a aula ao mostrar os minhas explorações de ideias do Raid I e do retrato.
Depois uma aluna precisou de mim para fazer de "modelo".
De seguida o tempo que restou decidi iniciar o 2 Storyboard, pois por preferência do professor, o mesmo aconselha a fazer cada acontecimento do nosso filme numa folha A5.
![]() |
Esta é a cena final, onde podemos ver todas as personagens no plano inicial, a beber um chá com a personagem. E também podemos ver o mendigo vestido de hippie. |
Estás cenas todas não foram realizadas na aula, iniciei o storyboard 2 individual na aula, e finalizei-o em casa.
Elenco:
Personagem (rapariga) - Joana Rodrigues
Hippies - Daniela Esteves e Patrícia Lopes
Mendigo - Mariana MachadinhoAula nº6
25/3/2011
Hoje fui avaliada oralmente, onde apresentei o meu trabalho final do Raid e Retrato, utilizando o powerpoint; e também fui avaliada através do Diário de Projecto.
![]() |
É com esta imagem que se inicia o meu Raid, esta imagem transmite a saudade, pelo facto de o sol estar a bater nas palmeiras, lembrando o Verão. |
![]() |
Esta imagem retrata o abandono. Esta imagem agradou-me devido ao sol a bater naquela linha diagonal. |
![]() |
Esta imagem tem uma mensagem por detrás, esta “paisagem” aparenta ser muito bonita, e colorida, mas se olharmos atentamente vemos lixo espalhado por toda ela, retratando assim o abandono. |
![]() |
Esta escada retrata sobretudo a curiosidade, não sabendo responder qual a utilidade daquela escada. |
![]() |
Esta imagem retrata o passado, dos tempos (mais nas aldeias) que estendiam as roupas cá fora. |
8/4/2011
Hoje foram concluídas as apresentações orais, dos restantes alunos.