Audiovisuais - Módulo IV

Relatórios de Tecnologia:


(Cinema / Vídeo) 


Aula nº1
15/2/2011
   Antes de se iniciar a aula propriamente dita a turma ficou dividida em dois, enquanto metade da tua ia para Fotografia, a outra ia para Cinema e Vídeo. Eu comecei por cinema e vídeo.
   O professor começou por nos mostrar um PowerPoint relacionado com o cinema, onde ai aprendemos que o cinema surgiu em Paris no dia  28 de Dezembro de 1895; e o Cinematógrafo foi inventado pelos maravilhosos irmãos Lumierè. E também fez uma introdução daquilo que nós íamos fazer em cinema, vamos fazer um pequeno filme com uma duração entre 3 minutos, onde nós iremos utilizar o fundo verde, pois ainda não existem condições para fazer senão com o fundo ver, que depois através de o computador colocamos uma imagem ou até mesmo um desenho a fazer de fundo. Vimos alguns filmes dos Lumierè.

Aula nº2
1/3/2011 
   Iniciámos a aula com um breve resumo daquilo que tínhamos aprendido na aula anterior de cinema.
   De seguida visualizamos alguns filmes já finalizados, com o objectivo de nos inspirar, para o nosso trabalho.
   Com isso o grupo reuniu-se para discutir o que iríamos fazer no nosso filme. O grupo foi com uma ideia fixa daquilo que queria fazer, este feito em projecto, mas quando falámos com o professore de cinema, o mesmo deu-nos ideias super interessantes, e que só iriam enriquecer o nosso trabalho, ou seja, o nosso filme deu uma volta de 360º.


Na 1ª cena: 
   A rapariga, a personagem principal, coloca o pão na torradeira, o telefone toca e vai atendê-lo apressadamente. De seguida começa a cortar uma cenoura e uma batata e esquece-se do pão que tinha posto a torrar, que começou a queimar e a deitar fumo. Fica desesperada com o que aconteceu e coloca as mãos à cabeça. Aparece um flash.
Na 2ª cena:
   No flash aparece um grupo de hippies a danças, estes chamam a rapariga para participar na dança mas esta não está à vontade naquele ambiente. Tenta dançar mas rapidamente desiste e vai-se embora.
Na 3ª cena:
   A rapariga está a passear pela rua e repara num sem abrigo que está sem comida e dá algumas moedas para ele a comprar. No mesmo instante que dá a esmola, reflecte que a sua vida afinal não é assim tão má como ela pensava e que comparada com o sem abrigo até é feliz.
Na 4ª cena:  
   Aparece a torradeira em plano e de seguida um pé a empurrar a mesma, esse pé é do mendigo mas vestido de hippie As duas personagens estão a beber chá e a comer torradas.

Aula nº3
22/3/2011
   Esta foi a aula mais esperada, pois foi hoje que fizemos a nossa gravação, o nosso filme, e divertimo-nos muito.


Esta vai ser a primeira cena
do
filme do Grupo.
Aqui está presente a segunda
cena
onde aparecem os hippies.
Aqui está presente o
mendigo mais original de
sempre!
Aula nº4
5/3/2011
   Hoje o professor na primeira parte da aula a fazer a auto-avaliação.

   No último segmento de aula, o professor mostrou-nos como é feita a montagem dos videos, e também deu-nos a conhecer algumas ferramentas básicas.


(Fotografia) 


Aula nº1
22/2/2011
   O professor Carlos Gomes, iniciou a aula dando alguns conceitos base.
   Explicou-nos também o que queria dizer Fotografia exactamente (Foto/grafia - fotografia escrita pela luz).
   Informou-nos qual era o trabalho que tínhamos de desenvolver, dizendo que nu final da 3ª aula tínhamos de ter fotografias, e disse-nos ainda que a escola ainda não tem máquinas suficientes para os alunos, por isso disse que não se importa que a fotografia seja tirada com um telemóvel ou uma máquina digital, acrescentando que o que conta é a forma como compomos a imagem.
   Onde mostrou-nos um PowerPoint, onde dizia que a fotografia surgiu em 1824/26 que o inventor foi o Niepce; Aprendemos também o que era o "Principio da câmara escura", e deu-nos o exemplo de fazermos uma câmara fotográfica, utilizando uma caixa de sapatos, onde tem que conter um furo (isso é um principio da câmara escura). também aprendemos o que era a Foto-sensibilidade (é a continuação da nossa tal caixa) é que ao colocarmos o papel de fotografia no lado paralelo ao furo e formos para a rua (tapando o furo com o dedo) e depois retirando-o, nesse papel fica a imagem naquele momento que tiramos o dedo; de seguida esse papel tem que ir para um laboratório, para que possamos ver a fotografia. Deu-nos a ideia da Fotografia Digital em que nos diz que, se não houvesse computador, era impossível existir a fotografia digital, onde nas máquinas se "formos" atrás das lentes encontramos uma placa sensível à luz (pixeis). Falámos também na Linguagem Binária (toda a informação que se encontra no computador é toda traduzida pelo 0 e o 1. Em relação ao resolução falou-nos de quantos mais maga-pixeis tiver melhor é a sua qualidade de imagem. Seguimos para as Lentes e Objectivas, onde existem 3 (principais) lentes, entre elas: Grande Angular, a Normal e a Teleobjectiva; a Grande Angular serve para aumentar o campo de visão, normalmente serve para fotografar locais, dentro desta ainda existe o Olho de Peixe onde a fotografia parece um espelho convexo; a Normal é a mais utilizada; e a Teleobjectiva fecha o campo de visão, normalmente utiliza-se para jogos de futebol, e são úteis para retratos. A Profundidade do campo, quanto maior for o diafragma mais luz entra; se o diafragma  tiver pouco aberto entre menos luz. A Obturação é a velocidade do tempo, é a escrita do movimento. O Filtro, o professor deu-nos uma dica dizendo que o melhor é utilizar automaticamente o filtro na máquina, pois se colocarmos depois com o Photoshop acaba por retirar a resolução da imagem, a cor de filtro mais utilizado é o azul e o amarelo. O Polarizador tem a função de eliminar os reflexos (cortar o brilho). A Densidade Neutra serve para eliminar a intensidade da luz. O Fog dá uma noção de nevoeiro. Os Infravermelhos retira o nevoeiro. O Cross Screen dá um efeito estrelado. Mas nós vamos trabalhar no género Fotográfico. Tivemos a ver algumas fotos, em que uma delas falámos da Foto Contemporânea, Vic Muniz foi um dos que falámos, e foi o que me mais chamou a atenção, pelo facto que ele limita-se a ter como base umas outras fotografias que retratem acontecimentos anteriores (essas mesmas, não são tiradas por ele), mas utiliza outros materiais como o chocolate, caramelo...etc, Mas porém este trabalho é considerado fotografia, apesar de não estar directamente ligado à parte técnica.
   E finalizámos a aula com um documentário à cerca dos Fotógrafos.   

Aula nº2
15/3/2011

   Hoje faltei, devido a uma má disposição. Mas fotografei algumas imagens que iram ser acrescentadas na Exploração de Ideias, sendo uma delas que eu gostei particularmente!





Aula nº3
29/3/2011

   Hoje foi a apresentação dos nossos três retratos finais.
 
Nesta imagem eu pretendo transmitir a curiosidade, que se encontra sobretudo nos seus olhos, e também quero transmitir o passado, devido à maquilhagem usada, sem preocupações se está bem ou não, como na infância.


Esta imagem em termos de descrição é igual à anterior, sendo que a única parte do corpo que se encontra focada é a cara, decidi não cortar o corpo porque com o desfoque permite que haja mais cor, sendo que esta não é muito rica em cor.


Este retrato transmite a curiosidade através dos seus olhos, e o abandono, porque o animal, é um bom “boneco” para retratar esse sentimento. Estas últimas imagens têm uma sequência, utilizando a frase “A curiosidade matou o gato”, mas em vez de na última imagem estar um gato, ficou um cão.


Relatórios de Projecto:


Aula nº1
18/2/2011
   Nesta aula os professores iniciaram no módulo IV - Audiovisuais, dizendo assim que tínhamos (mais uma vez) 3 trabalhos para fazer: Raid Fotográfico, Retrato e um filme. O Raid fotográfico consiste em que tem a ver com o nosso Conceito individual. Este Raid divide-se em 3 partes, entre eles o raid I (exploração ideias, tirar cerca de 300 fotos), o raid II (seleccionar e desenvolver uma ideia) e o raid III (produto final, em que se baseia em 3 fotos com boa qualidade). O Retrato, iremos desenvolver um  portefólio da fotografia, onde haverá um esquema numerado do 1 ao 3, colocamos a fotografia no lado direito, e fazemos a descrição dela; no ponto (1) colocamos a ideia e a mensagem ou conceito; no ponto (2) colocamos os adereços, figurinos, maquilhagem, cenário...que foram usados; no ponto (3) tem a ver com a iluminação, cor, enquadramento. O Filme, tem que haver um conceito do grupo, onde este tem que conter uma acção com 6 cenas; em relação ao tempo o filme não deve ter mais do que 3 minutos; tem que existir uma banda sonora; e cenários podem eles ser: desenhos, pinturas ou fotografias. Por isso irá haver uma Story Board, que é o planeamento do filme, teremos de desenhar cena a cena, em que este trabalho é individual. 
   Na segunda parte da aula foi-nos dado o desafio: "Tu, ao contrário de Gregor,vais abrir todas as portas...O que é que encontras por detrás de cada uma delas?".
   E finalizamos a aula com os grupos formados a debater o trabalho.


Aula nº2
25/2/2011
    Hoje os professores iniciaram a aula, fazendo o balanço de cada aluno relativamente ao módulo anterior.
    Depois de terminada a "avaliação" o meu grupo formou-se para discutirmos o nosso Conceito.


O grupo a discutir o Conceito

Aula nº3
4/3/2011
   Desfile de Carnaval.


 





Aula nº4
18/3/2011
   Hoje iniciei a aula com o Storyboard individual.

   Na segunda parte da aula o professor mostrou-nos uns exemplos do Raid I, e os erros que não devemos cometer. 

Este foi o storyboard individual que iniciei na aula, mas não
terminei pois o  professor aconselhou que seria melhor, fazer cada
cena, a ocupar uma folha  A5.















Aula nº5
25/3/2011
   Hoje iniciei a aula ao mostrar os minhas explorações de ideias do Raid I e do retrato.
   Depois uma aluna precisou de mim para fazer de "modelo".
   De seguida o tempo que restou decidi iniciar o 2 Storyboard, pois por preferência do professor, o mesmo aconselha a fazer cada acontecimento do nosso filme numa folha A5.


Esta pintura não saiu muito bem, digamos que estava a testar a cor.
Nesta cena podemos ver uma personagem, que se encontra a fazer tudo
ao mesmo tempo, como colocar o pão na torradeira, descascar uma cenoura, um batata,
a atender o telemóvel...UFF. Com tantas coisas a fazer a personagem esquece-se do pão na
torradeira, e esta começa a deitar fumo e a personagem fica desesperada.
Aqui podemos ver 2 hippies a TENTAR incentivar a personagem para dançar, mas esta
apesar de dançar um pouco, quase que parece que está a ser obrigada, está a
dançar sem vontade. E quando estes menos esperaram a personagem saiu...
Quando sai daquela dança, esta avista um mendigo, a pedir esmola. Este momento
faz a personagem refletir sobre a sua vida, dá-lhe uma esmola sem hesitar, e pensa que
afinal a sua vida não é assim tão má como ela pensava.
Esta é a cena final, onde podemos ver todas as personagens  no plano inicial, a beber
um chá com a personagem. E também podemos ver o mendigo vestido
de hippie.

    Estás cenas todas não foram realizadas na aula, iniciei o storyboard 2 individual na aula, e finalizei-o em casa.

   Elenco:
   Personagem (rapariga) - Joana Rodrigues
   Hippies - Daniela Esteves e Patrícia Lopes
   Mendigo - Mariana Machadinho


Aula nº6
25/3/2011
Hoje fui avaliada oralmente, onde apresentei o meu trabalho final do Raid e Retrato, utilizando o powerpoint; e também fui avaliada através do Diário de Projecto.


O meu Conceito fala que foram abertas “as tais” três portas, sendo elas a saudade, o Abandono e o Futuro; na saudade a personagem vai até ao passado, ter com as pessoas que mais ama, e que não as consegue encontrar no presente; depois seguiu para a porta do Abandono, e viu que afinal quem se sentia abandonada era ela, sem se ter apercebido anteriormente; e por último a do Futuro, a personagem quis dar uma olhadela no Futuro, ficando muito desiludida com aquilo que viu, pois havia tanta tecnologia, que esta acabava por substituir o ser humano. Mas também existe um outro sentimento durante esta “história” toda, sendo ela a curiosidade, pois foi a curiosidade que fez com que a personagem abrisse todas aquelas portas.
É com esta imagem que se inicia o meu Raid, esta imagem transmite a saudade,
pelo facto de o sol estar a bater nas palmeiras, lembrando o Verão.
Esta imagem retrata o abandono. Esta imagem agradou-me devido
ao sol a bater naquela linha diagonal.
Esta imagem tem uma mensagem por detrás, esta “paisagem” 
aparenta ser muito bonita,
e colorida, mas se olharmos atentamente vemos lixo espalhado 
por toda ela,
retratando assim o abandono.
Esta fotografia, conseguimos ver uma gota muito focada, e eu pretendo
transmitir a saudade e o abandono. A saudade, porque normalmente
quando nós sentimos saudade de alguém começamos a chorar.
O abandono, porque ao chorarmos as lágrimas 
vão caindo uma a uma, individualmente.


Esta escada retrata sobretudo a curiosidade, não sabendo responder qual a
utilidade daquela escada.
Esta imagem retrata o passado, dos tempos (mais nas aldeias) que
estendiam as roupas cá fora.
Nesta imagem  (a 1ª do retrato) eu pretendo transmitir a curiosidade, que se encontra 
sobretudo nos seus olhos, e também quero transmitir o passado, devido
à maquilhagem usada, sem preocupações se está bem ou não, como na infância.
Esta imagem em termos de descrição é igual à anterior, sendo que a única
parte do corpo que se encontra focada é a cara, decidi não cortar o corpo porque 
com o desfoque permite que haja mais cor, sendo que esta não é muito rica em cor.
Este retrato transmite a curiosidade através dos seus olhos, e o abandono,
porque o animal, é um bom “boneco” para retratar esse sentimento. 
Estas últimas imagens têm uma sequência, utilizando a frase 
“A curiosidade matou o gato”, mas em vez de na última imagem estar um gato, 
ficou um cão.
Aula nº7
8/4/2011

   Hoje foram concluídas as apresentações orais, dos restantes alunos.